quarta-feira, 5 de junho de 2013

7 comentários:

  1. Auxiliar o outro no momento da leitura. são valores edificantes.
    Mas,o orgulho impede as aproximações

    ResponderExcluir
  2. Acabei de criar um blog,muito obrigado por me ajudar!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá , querida professora . Acabo de pesquisa o que é um Relato .. O QUE É RELATO ?
    Faz parte dos gêneros pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo. Como por exemplo, diários íntimos, diários de viagem, notícias, reportagens, crônicas, jornalísticas, relatos históricos, biografias, autobiografias, testemunhos etc.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Professora;Tudo Bem?
    acabei de saber O QUE E RELATO?
    Um relato é um conhecimento que se transmite, geralmente de forma pormenorizada, sobre um determinado assunto. O conceito, com origem no latim relātus, diz respeito aos contos e às narrações não demasiado extensas.
    Posto isto, enquanto género literário, um relato é uma forma narrativa cuja extensão é inferior à da novela. Por isso, o autor de um relato deve sintetizar o que é mais relevante e enfatizar aquelas situações que são essenciais para o desenvolvimento do mesmo. Se, numa, novela o escritor pode esmerar-se nas descrições, num relato, deve apostar de modo a dar maior impacto com uma quantidade mínima de palavras.
    Os relatos podem ser fictícios (como um conto ou uma epopeia) ou pertencer ao mundo da não-ficção (como as notícias jornalísticas). Obviamente, escrever (relatar) uma obra de ficção não é o mesmo que informar acerca de um facto verídico. Seja como for, o estilo narrativo do relato mantém-se em ambos os universos.
    Na rádio e na televisão, os relatos são especialmente populares devido ao futebol. Trata-se de reportagens transmitidas em directo, narradas à medida que o jogo vai avançando. Tudo vai sendo descrito ao pormenor, dando a sensação ao ouvinte/espectador de estar a assistir presencialmente ao evento em questão.


    Convém destacar que o relato transcende a literatura e a palavra escrita. Quando uma pessoa conta algo a outra, está a relatar uma situação, ou seja, a construir um relato.
    “Depois de sair de casa, estava eu prestes a entrar no comboio, ouço um grito. Virei-me para ver o que se estava a passar, vejo um homem a vir na minha direcção a correr com uma bolsa na mão e uma mulher a gritar atrás dele. Aí, não pensei duas vezes: fiz-lhe uma rasteira com a perna e o ladrão acabou por cair. Por sorte, chegou logo a polícia e algemou-o. Como forma de agradecimento, a senhora ofereceu-me uns chocolates”: este pode ser um exemplo para ilustrar um relato oral em que uma pessoa transmite a outro indivíduo uma experiência que vivenciou.


    ResponderExcluir
  5. Olá Professora Ângela!!!
    Tivemos a oportunidade de saber mais,mas de uma maneira diferente que não prejudicaria a matéria:na internet,a grande rede de entretenimento e também educação.O que serve para entreter também serve para educar!
    Por isso,tive a oportunidade de saber mais sobre a matéria estudada no momento.
    Soube que relatar é resumir, verbalmente ou por escrito, o conteúdo de um processo, de um projeto de lei etc., e sobre ele manifestar-se, para orientar a votação de seus pares em órgão de deliberação coletiva.
    Também soube o que é relato e que ele é um conhecimento que se transmite, geralmente de forma pormenorizada, sobre um determinado assunto. O conceito, com origem no latim relātus, diz respeito aos contos e às narrações não demasiado extensas.
    Posto isto, enquanto gênero literário, um relato é uma forma narrativa cuja extensão é inferior à da novela. Por isso, o autor de um relato deve sintetizar o que é mais relevante e enfatizar aquelas situações que são essenciais para o desenvolvimento do mesmo. Se, numa, novela o escritor pode esmerar-se nas descrições, num relato, deve apostar de modo a dar maior impacto com uma quantidade mínima de palavras.
    Espero que eu tenha aprendido essa lição!

    ResponderExcluir
  6. Oi Profª!
    Estou pesquisando o que é relatar e descobri que relatar é narrar,mencionar e referir algo que aconteceu.
    Também descobri o que é relato e ele faz parte dos gêneros pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo. Como por exemplo, diários íntimos, diários de viagem, notícias, reportagens, crônicas, jornalísticas, relatos históricos, biografias, autobiografias, testemunhos etc.

    ResponderExcluir